Notícia

Saaetri inaugura novo sistema de tratamento de água em Bemposta este sábado

portfolio7

Água escura, ferruginosa e de aspecto nada agradável não vai mais sair das torneiras dos moradores de Bemposta. Neste sábado (02/10), a partir das 9h, o Saaetri entrega ao distrito um novo sistema de tratamento, que vai levar água de qualidade para todos. A inauguração será realizada na Estação de Tratamento.

Após uma visita técnica, a autarquia vem, desde os primeiros meses do ano, executando o projeto, que conta com aumento da vazão de captação dos poços artesianos, tratamento pressurizado e maior capacidade dos reservatórios de distribuição.

O poço artesiano do Barreiro, que abastece os bempostenses, passou por uma significativa manutenção, depois de mais de 20 anos sem receber alguma intervenção. O serviço contribuiu para melhorias na qualidade da água e para o aumento da vazão, que passou de 7.200 litros por hora para 20.000 litros por hora. No local ainda foi instalado um novo conjunto motobomba.

A Estação de Tratamento de Água foi contemplada com novos equipamentos e preparada para atender ao sistema proposto. A unidade recebeu um tanque de equalização e homogeneização da água com capacidade para 40.000 litros, um tanque de decantação de 35.000 litros, além de um filtro pressurizado de 30.000 litros como destaque. O equipamento possui uma tecnologia sofisticada que trata a água com elevada eficiência de filtração.

Para diminuir a concentração de ferro na água, além do material filtrante, o Saaetri adquiriu um elemento denominado zeólita. Ele atua como biogestor e encapsulador do ferro, tornando a aparência do recurso mais agradável e compatível com os padrões de potabilidade. Os primeiros testes realizados na água após a utilização da zeólita apresentaram zero concentração de ferro e zero concentração de manganês.

A capacidade de reserva da ETA ganhou um aporte de 120.000 litros com a instalação de novos reservatórios. Todo o sistema de bombeamento até os reservatórios de distribuição foi automatizado. As cisternas passaram por um processo de limpeza e desinfecção e a unidade ganhou sistema de monitoramento, almoxarifado, cozinha e fachada novos.

“Estou muito feliz em poder entregar para Bemposta a água com a qualidade que os moradores merecem. Desde que iniciamos a implantação do novo sistema, nossas equipes têm acompanhado de perto o desempenho dos equipamentos e monitorado constantemente a qualidade da água após as etapas de tratamento. Nosso objetivo, agora, é entregar um sistema de abastecimento totalmente novo e exclusivo para o distrito, conforme solicitado pelo prefeito Joa”, afirmou o diretor do Saaetri Jean Silveira.

Para chefe do executivo municipal, a obra representa mais uma conquista de sua campanha. “É com muito carinho e satisfação que vamos inaugurar essa obra tão importante para os moradores de Bemposta, que, há anos, vêm sofrendo com problemas no abastecimento e com água de má qualidade. Prometemos olhar por essa população e estamos cumprindo nossa palavra, não só entregando um sistema de tratamento totalmente novo, como também ruas asfaltadas. Quero agradecer ao governador Cláudio Castro, que está proporcionando que o nosso governo asfalte essa e outras ruas que também serão contempladas”, disse Joa, referindo-se aos trabalhos de pavimentação realizados em todo entorno da estação pelo Programa Asfalto no Bairro.