Notícia

Entenda qual a função do cloro no tratamento da água

portfolio7

A água que chega às nossas torneiras precisa passar por algumas etapas de tratamento até que esteja em condições próprias para o consumo humano. Isto porque a chamada água bruta, que, no município de Três Rios é captada do rio Paraíba do Sul, contém características como odor, cor e gosto inapropriados; além de poder transportar micro-organismos causadores de doenças.

Para que a água bruta adquira aspectos físicos aceitáveis, alguns elementos químicos são adicionados durante os processos de tratamento. Um desses elementos é o cloro, acrescentado na desinfecção. Sua função é eliminar bactérias e outros organismos invisíveis a olho nu. De acordo com Angélica Castanheira, química responsável pelo controle de qualidade de água em Três Rios, a quantidade máxima de cloro usada na desinfecção é de 2,5 miligramas por litro, medida adotada pela Portaria n° 2914, do Ministério da Saúde. Além disso, a cada hora, é feita diariamente nas estações de tratamento da cidade uma análise quantitativa do cloro e do PH, fator que indica a acidez, a neutralidade ou a alcalinidade da água. “Essas e outras averiguações nos permitem fornecer uma água de qualidade e própria para o consumo, respeitando padrões e normas federais”, explicou o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Três Rios, Alberto dos Santos Lavinas.

Surgiram comentários nas redes sociais sobre o fato de algumas pessoas apresentarem reações alérgicas na pele após o banho. Tal fato foi associado pelos internautas ao uso de cloro na água. Entretanto, não há estudos científicos que comprovem essa relação. Quando se trata da qualidade de água, outros fatores podem desencadear alergias, como coliformes e bactérias, muitas vezes presentes nas caixas d’água. O Saaetri recomenda a lavagem periódica das caixas a cada seis meses e que estas permaneçam tampadas, evitando, assim, a passagem de animais e a proliferação de micro-organismos prejudiciais à saúde. Clicando aqui é possível conferir, passo a passo, como realizar a limpeza correta da caixa d’água.

Em casos de sintomas mais graves e persistentes, procure um médico especialista.