Notícia

Saaetri comemora 52 anos com importantes realizações

portfolio7

Nesta quarta-feira (26/06), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Três Rios (Saaetri) completa 52 anos. Ao longo de sua história, a autarquia acumula um conjunto de obras e serviços que são fundamentais para a instalação de novos empreendimentos na cidade e trazem melhorias na qualidade de vida e no abastecimento de água de toda população.

Com investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, o Saaetri construiu a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no distrito industrial de Bemposta, no ano de 2018, para viabilizar a instalação da multinacional GE Celma. A estação tem capacidade para tratar 25 mil litros de água por hora e possui um reservatório de 500 mil litros, garantindo o fornecimento de água potável para esta e outras empresas que se instalarem na região.

Na Rua Direita também está sendo construída uma nova Estação de Tratamento de Água, que vai funcionar paralela à já existente. Com isso, além da população local, comunidades como Cariri, Morada do Sol, loteamento Park dos Ipês e parte da rua Samir Nasser vão contar com mais 80 mil litros de água tratada por hora. A nova unidade deve iniciar suas operações em agosto. O projeto segue os mesmos padrões da Estação de Tratamento do Cantagalo, a principal de Três Rios, que abastece 96% do município.

       

Outro destaque foi a instalação de reservatórios nos bairros Santa Terezinha e Monte Castelo, com capacidade para armazenar 300 mil e 100 mil litros de água, respectivamente. Em Santa Terezinha, também foram implantados 500 metros de rede, solucionando problemas de falta d’água nas partes mais altas. No Monte Castelo, estão sendo instalados 400 metros de rede que interligam o sistema de abastecimento e vão beneficiar a rua São Manoel e a Travessa Monte Castelo, bem como as ruas Ipês e Maria Luíza Nunes, no Purys.

“As equipes do Saaetri realizam um trabalho incansável. Além da elaboração de estudos e projetos de obras de grande porte, estamos todos os dias nas ruas, atuando nas redes de água e esgoto, fazendo ligações, combatendo casos de furto e violação e fazendo a limpeza constante de córregos e valas. E é a todo empenho e dedicação que parabenizo nossa autarquia pelos seus 52 anos”, disse o diretor do Saaetri Alberto dos Santos Lavinas.

Atualmente o Saaetri atende a 30.155 domicílios; 99% da população contam com abastecimento de água e 93% têm coleta de esgoto. A água fornecida pela autarquia passa por diversas etapas de tratamento e conta com um rigoroso processo de monitoramento da qualidade.