Notícia

Saaetri recebe treinamento sobre novo sistema de cloração

portfolio7
Engenheiros, operadores e agentes das estações de tratamento do Saaetri participaram na última quinta-feira (19/03) de um treinamento para operação e funcionamento do sistema gerador de hipoclorito de sódio, instalado na nova ETA Rua Direita. As orientações foram dadas pela empresa Hidrogeron, vencedora da licitação que permitiu a compra do equipamento.  
 
Por se tratar de um sistema pioneiro nas estações do Saaetri, os participantes puderam sanar suas dúvidas e conhecer melhor os processos de utilização do aparelho, usado na adição do cloro à água. 
 
O gerador de hipoclorito apresenta vantagens tanto para o saneamento quanto para a gestão, uma vez que não representa riscos de acidente físico ao operador, ao patrimônio e nem ao meio ambiente. Além disso, reduz custos diretos e indiretos. 
 
O cloro é um dos elementos mais comuns usados para eliminar bactérias e outros micro-organismos na etapa de tratamento denominada desinfecção. Quando em contato com outros produtos químicos, pode ocorrer a liberação do gás cloro, que é altamente tóxico e de fácil propagação, causando riscos não somente à saúde dos trabalhadores da estação como também da população nos entornos. Dessa maneira, o novo sistema torna o processo mais seguro. 
 
A nova ETA Rua Direita vai funcionar paralelamente à já existente no bairro, com capacidade para tratar 80 mil litros de água por hora. Com isso, o fornecimento no Cariri, no loteamento Park dos Ipês, na Morada do Sol e em um fragmento da rua Samir Nasser vai ser otimizado.