Notícia

Saaetri faz melhorias na ETA Cantagalo

portfolio7

As seis mesas de comando dos filtros da Estação de Tratamento de Água Cantagalo, a principal de Três Rios, passaram por uma manutenção nas últimas semanas. Os equipamentos, que não recebiam assistência há muitos anos, têm as válvulas limpas e lubrificadas e as peças de vedação das mangueiras trocadas.

De acordo com o operador da estação Waldecy Silva, esse serviço é essencial para o bom funcionamento da ETA. “As mesas de comando são responsáveis ??pela retrolavagem dos filtros, pelo controle do nível de água e também pela etapa de filtração, que abastece a população com água potável”, explicou.

Há algum tempo, a estação também não era paralisada para uma limpeza e a retirada do período de seus três decantadores, recomendado em um intervalo de seis meses. O Saaetri planejou uma interrupção para a lavagem durante o mês de abril sem prejudicar o fornecimento de água. A autarquia também reformou os tanques de cal, como bacias de sulfato e suas tubulações e os dosadores de flúor.

“A ETA Cantagalo abastece 96% dos trirrienses. Precisamos investir e cuidar de sua estrutura, para garantir uma água de qualidade a todos ”, disse o diretor da autarquia Jean Silveira.

Cabe destacar que o Saaetri investiu em melhorias na Estação de Captação de água bruta. Lá, foi feito o aperfeiçoamento das iluminações interna e externa, instalado um sistema de monitoramento por câmeras, construído um almoxarifado, assim como foram adquiridos materiais de consumo e equipamentos fundamentais para o desempenho do sistema de abastecimento.