Saaetri | Notícias | Saaetri avança na implantação do novo sistema de tratamento de água de Bemposta

Notícias

Saaetri avança na implantação do novo sistema de tratamento de água de Bemposta

portfolio7

Nesta semana, o Saaetri deu início à fase de testes da implantação do novo sistema de tratamento de água de Bemposta. As obras são parte dos 22 projetos de curto prazo que a autarquia colocou em prática já no primeiro semestre. A conclusão está prevista ainda para o mês de agosto.

Durante dois dias consecutivos foi feita a limpeza e a desinfecção do poço artesiano do Barreiro, que abastece toda a população do distrito. Desde que foi perfurado, há mais de 20 anos, o poço não passava por uma manutenção.

Uma nova Estação de Tratamento de Água também vem sendo preparada para otimizar o sistema. Nela, o tanque de equalização e homogeneização da água, com capacidade de 40.000 litros, e o filtro pressurizado de 30.000 litros começaram a ser testados. Juntamente com um material filtrante e com o elemento zeólita, o filtro atua na diminuição da quantidade de ferro contido na água. Com isso, o recurso chegará às torneiras dos moradores com um aspecto mais agradável.   

Assim como o poço, as cisternas passaram por um processo de limpeza e desinfecção. Junto à finalização da obra civil, novos reservatórios foram instalados, aumentando a capacidade de reserva de água da estação para 120.000 litros. A automação do sistema de bombeamento que leva a água da estação até os reservatórios de distribuição também está passando por testes.

“Queremos entregar, ainda em agosto, uma água com a qualidade que a população de Bemposta merece. Recentemente, nos reunirmos com alguns moradores do distrito e apresentamos todo o funcionamento desse novo e único sistema de tratamento, implantado com recursos da própria autarquia. Essa é uma prática da gestão transparente e participativa adotada pelo Saaetri, com base nos preceitos do governo Joa”, explicou o diretor Jean Silveira.