O que fazemos

Tratamento da Água

Saiba como funciona

O tratamento convencional da água transforma a água bruta, captada do manancial (rio, lago, represa), em água potável, ou seja, com características apropriadas ao consumo humano. O caminho percorrido pela água antes de chegar ao manancial modifica suas características, adquirindo aspectos (cor, odor, gosto) que causaria repulsa aos seus consumidores.

A água bruta pode servir como um meio de transporte para vários organismos (vírus, bactérias, fungos, protozoários e vermes) que podem causar doenças. O tratamento garante a eliminação destes organismos prejudiciais à saúde e com aspectos físicos aceitáveis.

 

Tratamento em cinco Etapas

Etapa 1
COAGULAÇÃO E FLOCULAÇÃO
COAGULAÇÃO E FLOCULAÇÃO

O objetivo principal é retirar as impurezas da água que estão normalmente suspensas ou dissolvidas. Para facilitar a remoção é necessário reunir essas impurezas em partículas maiores, como em flocos. Para que isto ocorra é adicionado à água que chega à estação uma substância química: o coagulante.

O coagulante mais utilizado é o sulfato de alumínio. Este composto químico é misturado à água sob rápida agitação e reage formando compostos que acabam se chocando com as partículas de impurezas. Os compostos formados na coagulação incorporam às partículas de impurezas formando os flocos esperados definitivamente.

Etapa 2
DECANTAÇÃO
DECANTAÇÃO

Os flocos por serem mais pesados do que a água afundam, ficando depositados no fundo de um enorme tanque chamado decantador ou sedimentado. Essa etapa deixa a água da superfície clara e pronta para seguir escoando e começar a próxima etapa.

Etapa 3
FILTRAÇÃO
FILTRAÇÃO

A grande maioria das partículas já ficou retida no decantador, mas uma parte continua em suspensão. A filtração é feita para remover essa parte. Assim, a água decantada passa através de uma camada filtrante formada por um leito arenoso, no qual o restante das impurezas fica retido. A filtração bem executada elimina as partículas e quase todas as bactérias.

Etapa 4
DESINFECÇÃO
DESINFECÇÃO

Não é suficiente eliminar parte das bactérias mas, sim, eliminá-las totalmente. Por isso a desinfecção é necessária. Nesta fase de tratamento é realizada a adição de produtos químicos dos quais o mais usado é o cloro. A cloração, como é chamada, é feita através de dosadores que aplicam cloro à água desinfetando-a.

Etapa 5
FLUORETAÇÃO
FLUORETAÇÃO

O flúor adicionado à água age sobre a dentição prevenindo cáries. O controle de qualidade é indispensável. Para tanto, a água é analisada na estação de tratamento e em vários pontos da rede de distribuição da cidade. Com o tratamento finalizado a água tratada passa pela rede distribuidora chegando à sua casa.

Legislação

O Saaetri mantém requisitos rigorosos sobre a qualidade da água, em conformidade com a PORTARIA GM/MS Nº 888, DE 4 DE MAIO DE 2021 que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Acesse agora os relatórios com a qualidade da água

Pular para o conteúdo