O tratamento convencional da água transforma a água bruta, captada do manancial (rio, lago, represa), em água potável, ou seja, com características apropriadas ao consumo humano. O caminho percorrido pela água antes de chegar ao manancial modifica suas características, adquirindo aspectos (cor, odor, gosto) que causaria repulsa aos seus consumidores.
A água bruta pode servir como um meio de transporte para vários organismos (vírus, bactérias, fungos, protozoários e vermes) que podem causar doenças. O tratamento garante a eliminação destes organismos prejudiciais à saúde e com aspectos físicos aceitáveis.
O Saaetri mantém requisitos rigorosos sobre a qualidade da água, em conformidade com a PORTARIA GM/MS Nº 888, DE 4 DE MAIO DE 2021 que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.