Qualidade da água

Legislação

O Saaetri mantém requisitos rigorosos sobre a qualidade da água, em conformidade com a PORTARIA GM/MS Nº 888, DE 4 DE MAIO DE 2021 que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Saiba como é medida a qualidade da água

Em Três Rios, 99% da população conta com serviço de abastecimento de água pelo Saaetri. A autarquia trata, em sua estação principal, a ETA Cantagalo, 24 mil litros de água por minuto. 
 
Captada em sua forma bruta do rio Paraíba do Sul, a água precisa passar por etapas de tratamento para que se torne adequada ao consumo humano. Para garantir a eficácia desse processo, é necessário o monitoramento da qualidade do recurso.
O Ministério da Saúde estabelece parâmetros de potabilidade para que a água não ofereça riscos à saúde. Mesmo após completar as fases de tratamento (coagulação e floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação), o Saaetri avalia a cor, a turbidez, o pH, o residual de cloro livre, bem como detecta a presença de bactérias. Tudo isso para assegurar não somente o cumprimento de normas, mas a qualidade de vida e a saúde de todos, já que a água contaminada pode causar uma série de doenças e complicações.
“Nas estações do Saaetri, contamos com um conjunto de atividades exercidas pelos nossos profissionais, que monitoram a qualidade da água a cada hora. Assim, além de verificar, mantemos o fornecimento de uma água potável”, disse o diretor da autarquia Jean Silveira.
 
O Saaetri também possui pontos fixos de coleta, retirados diretamente da rede, ou seja, antes de entrar em contato com as caixas d’água. Essa prática, realizada periodicamente, mantém a frequência do controle de qualidade. Por mês, são realizadas em torno de 134 testes. Os relatórios das análises são enviados para o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), instrumento que auxilia o gerenciamento de riscos à saúde associados à qualidade da água destinada ao consumo. Além disso, os resultados das amostras são inseridos nas contas de água.
 
Análise laboratorial da água
Lavagem dos decantadores
Outro processo adotado nas estações de tratamento é a lavagem semestral dos decantadores para a remoção do lodo. Já os filtros são limpos diariamente por retrolavagem. 
 
Em períodos em que o rio apresenta maior índice de turbidez, as equipes do Saaetri se mantêm alertas e redobram os cuidados. De acordo com Angélica Castanheira, química da autarquia, a água do município atende a toda legislação vigente e aos padrões de potabilidade. Portanto, não oferece riscos à saúde. 
 
“A água fornecida pelo Saaetri já foi eleita pelo povo como a melhor da região. Trabalhamos para manter esse padrão e primamos pela qualidade de vida da população. Esse reconhecimento é importante, inclusive, para que possamos utilizar a água de forma racional e consciente “, completou o diretor.

Acesse os Relatórios Detalhados

Pular para o conteúdo