Saaetri é certificado pelo uso de energia limpa em seu sistema de abastecimento

Autarquia poupou mais de R$ 1 milhão em energia e deixou de emitir mais de 64 toneladas de CO2

Energias solar, eólica, biomassa e aquela advinda das pequenas centrais hidrelétricas são denominadas energias incentivadas. Elas são fontes alternativas de baixo impacto ambiental e se tornaram opções para substituir fontes convencionais e não renováveis. No Brasil, existem políticas públicas e programas de apoio às fontes alternativas, que têm um desconto na tarifa de distribuição associado ao seu consumo.

Foi nesse chamado mercado livre de energia que o Saaetri conseguiu poupar, entre setembro de 2023 e abril de 2024, mais de R$ 1 milhão em energia elétrica ao comprar de fontes renováveis. Neste cenário, a autarquia recebeu um Certificado de Energia Renovável, documento que atesta a origem limpa da energia utilizada.

Todo o sistema do Saaetri, composto por cinco estações de tratamento de água e 25 estações elevatórias, depende da eletricidade para abastecer os mais de 82 mil moradores de Três Rios. A economia alcançada com o uso de energia alternativa é cerca de 42% em relação ao mercado convencional. A autarquia poupou, ainda, o lançamento de 64,41 toneladas de dióxido de carbono equivalentes de emissões de gases de efeito estufa. Em 20 anos, esta seria a quantidade de gases retidos, caso o Saaetri tivesse plantado 450 árvores no meio ambiente. 

“O Saaetri é um grande consumidor de energia. Todo o nosso conjunto de abastecimento funciona através da eletricidade. Buscar fontes renováveis e limpas foi uma maneira que encontramos não apenas de otimizar os cofres públicos, mas também de reduzir os efeitos da emissão de poluentes sem comprometer os nossos serviços”, pontuou o diretor da autarquia Jean Silveira.

Os benefícios não pararam por aí. O valor economizado com a boa e velha conta de luz está sendo investido em projetos de infraestrutura de saneamento. Exemplos disso são as reformas e ampliações das estações elevatórias, aquisição de novos conjuntos motobomba, remodelação de toda a rede adutora e melhorias no tratamento da água. 

A entrega do certificado aconteceu nesta quarta-feira (26/06), data em que o Saaetri comemorou 57 anos de fundação, em uma solenidade realizada na Agência Conceito da autarquia. Na ocasião, também foi apresentado o novo site do Saaetri, mais dinâmico e interativo. 

Compartilhar conteúdo

Pular para o conteúdo