O que fazemos

 

Saiba como funciona o tratamento da água.

 

A água bruta

O tratamento convencional da água transforma a água bruta, captada do manancial (rio, lago, represa), em água potável, ou seja, com características apropriadas ao consumo humano. O caminho percorrido pela água antes de chegar ao manancial modifica suas características, adquirindo aspectos (cor, odor, gosto) que causaria repulsa aos seus consumidores.

A água bruta pode servir como um meio de transporte para vários organismos (vírus, bactérias, fungos, protozoários e vermes) que podem causar doenças. O tratamento garante a eliminação destes organismos prejudiciais à saúde e com aspectos físicos aceitáveis.

 

O tratamento da água em cinco etapas.

Coagulação e floculação

O objetivo principal é retirar as impurezas da água que estão normalmente suspensas ou dissolvidas. Para facilitar a remoção, é necessário reunir essas impurezas em partículas maiores, como em flocos. Para que isto ocorra, é adicionado à água, que chega à estação, uma substância química: o coagulante.


O coagulante mais utilizado é o sulfato de alumínio. Este composto químico é misturado à água sob rápida agitação e reage formando compostos que acabam se chocando com as partículas de impurezas. Os compostos formados na coagulação incorporam às partículas de impurezas formando os flocos esperados definitivamente.


Decantação

Os flocos, por serem mais pesados do que a água, afundam, ficando depositados no fundo de um enorme tanque chamado decantador ou sedimentador, deixando a água da superfície clara e pronta para seguir escoando e começar a próxima etapa.

 

Filtração

A grande maioria das partículas ficou retida no decantador, mas uma parte continua em suspensão. A filtração é feita para remover essa parte. Assim, a água decantada passa através de uma camada filtrante, formada por um leito arenoso, no qual o restante das impurezas fica retido. A filtração bem executada elimina as partículas e quase todas as bactérias.

 

Desinfecção

Não é suficiente eliminar parte das bactérias, mas sim eliminá-las totalmente. Por isso, a desinfecção é necessária. Nesta fase de tratamento é realizada a adição de produtos químicos, dos quais o mais usado é o cloro. A cloração, como é chamada, é feita através de dosadores que aplicam cloro à água, desinfetando-a.

 

Fluoretação

O flúor adicionado à água age sobre a dentição, prevenindo cáries. O controle de qualidade é indispensável. Para tanto, a água é analisada na estação de tratamento e em vários pontos da rede de distribuição da cidade. Com o tratamento finalizado, a água tratada passa pela rede distribuidora, chegando à sua casa.

Nossa missão é contribuir para a qualidade de vida da população