População trirriense recebe novo sistema de tratamento de água

Sistema gerador de hipoclorito de sódio é o mais seguro e sustentável do mercado

Tratar a água que é captada dos rios e de outras fontes é essencial para a saúde e a qualidade de vida. As etapas pelas quais a água bruta passa até se tornar potável para o consumo garantem um recurso propício para atividades como cozinhar, lavar e manter a higiene pessoal. 

O tratamento convencional, praticado nas estações do Saaetri, compreende os processos de coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, correção do PH e fluoretação. 

Na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cantagalo, que abastece 96% de Três Rios, a desinfecção é feita por meio da cloração. Este método utiliza o cloro para assegurar o padrão bacteriológico previsto nas normas de qualidade de água. Anteriormente, na estação, utilizava-se o cloro em seu formato gasoso. Entretanto, o cloro gás não é adequado, podendo ocasionar doenças pulmonares se inalado em volume de alta concentração. Quando associado a outras substâncias, ele pode tornar-se explosivo, além de causar danos ao meio ambiente.

Pensando na segurança de seus operadores e em uma prática econômica e sustentável, sem deixar de atender aos critérios de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, o Saaetri entrega para a população trirriense um sistema gerador de hipoclorito de sódio. O equipamento é capaz de gerar o cloro em seu estado líquido utilizando sal, água e eletricidade. Além dos riscos operacionais, o gerador de hipoclorito evita perigos relacionados ao transporte, armazenamento, acondicionamento dos resíduos, bem como à dosagem. 

“Estamos investindo na nossa principal estação de tratamento, colocando à disposição um equipamento de última geração, totalmente seguro e econômico. Além de preservar a integridade dos nossos operadores, o Saaetri continuará mantendo o padrão de qualidade da água entregue a toda população”, afirmou o diretor da autarquia Jean Silveira. 

O gerador instalado na ETA Cantagalo tem capacidade para produzir até 100 quilos de cloro ativo por dia, quantidade suficiente para tratar 400 litros de água por segundo. O sistema já se encontra em operação assistida. “O gerador de hipoclorito tem apresentado excelentes resultados, tanto nos custos operacionais quanto na automação do processo e na qualidade do tratamento” destacou o diretor. 

A entrega do gerador de hipoclorito de sódio será realizada nesta sexta-feira (05) a partir das 18h30. 

Compartilhar conteúdo

Pular para o conteúdo